Foto: Leonardo Oliveira/UNITAU

Diretora do Ciências Agrárias tem trajetória de 30 anos na Universidade

Professora foi reconduzida ao cargo por mais dois anos

Atuando como funcionária da Universidade de Taubaté (UNITAU) desde 1986 e como professora desde 1995, a Profa. Dra. Lídia Maria Ruv Carelli Barreto passou por diversas funções, como auxiliar e técnica de laboratório e professora colaboradora. Mas sua ligação com a UNITAU é mais antiga, uma vez que estudou no Colégio Industrial, hoje Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi.

Formada em Ciências Biológicas pela UNITAU, a docente fez especialização em Saúde Pública, mestrado em Entomologia, doutorado em Zootecnia e pós-doutorado também na área de Zootecnia. Coordena, desde 1988, o Centro de Estudos Apícola (CEA) da Universidade.

A professora conta que a escolha pela atuação na área de Apicultura veio depois de uma fase difícil vivida trabalhando na área da saúde e, também, após fazer o primeiro curso sobre o tema. “Me apaixonei pela área porque ela é vida, a abelha e os produtos derivados dela são essenciais para o desenvolvimento humano”, comenta.

Ela relata que uma de suas maiores experiências foi participar diretamente de um projeto do Governo do Estado da Bahia para a montagem e a instalação de um Entreposto de Pólen, hoje monitorado pela UNITAU e atualmente considerado o maior da América Latina. Esse trabalho proporcionou a participação da UNITAU em apresentações e palestras em Congressos Internacionais de diversos países, como Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, França, Espanha e Portugal.

“Um grande sonho seria implantar um Centro de produção e processamento de pólen desses em cada estado do Brasil, mesmo que menores. Isso ajudaria muito a produção”, disse a professora.

No início de 2016, ela foi reconduzida ao cargo de diretora do Departamento de Ciências Agrárias. A docente destaca alguns pontos positivos da primeira gestão, como a Feirinha pedagógica, a produção de ovos, a modernização de laboratórios, entre outras ações.

Para os próximos dois anos de mandato, ela afirma que pretende atuar para motivar ainda mais os alunos, para melhorar a atuação da Empresa Júnior e para fortalecer parcerias com empresas da área de Agricultura, responsáveis por doações de diversos tipos de insumos, utilizados para desenvolver a produção do Departamento.

A principal novidade da próxima gestão, de acordo com ela, é a criação de um Pesqueiro universitário, que deverá ser gerido pelos alunos, e utilizado pelos funcionários, como um espaço de lazer. A ideia também é transformar o pesqueiro em um Centro de Estudos em Piscicultura, que possa ser referência para piscicultores e proprietários de pesqueiros do Vale do Paraíba.

“Ao final do mandato, pretendo ver o Departamento como um polo do Agronegócio, já que a Universidade tem hoje uma abertura para estudar novas possibilidades dentro da extensão, da pesquisa ou das fundações.”

Natural de Taubaté, a professora Lídia tem 55 anos de idade e, nos momentos de folga, gosta de jogar tênis para descontrair.