ARQUITETURA

Alunos de Arquitetura revitalizam praça no centro

*Foto: Sócrates Agostinho ACOM/UNITAU

Atividade aconteceu dentro da programação da semana do Departamento

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU realizaram, como parte das atividades da semana pedagógica realizada no Departamento, a revitalização da Praça Ângelo Testa, localizada no centro de Taubaté.

A atividade aconteceu nos dias 25 e 26, coordenada pelo Prof. Me. Plínio de Toledo Piza Filho e pela Profa. Ma. Anne Ketherine Zanetti Matarazzo. A ação surgiu como parte da Semana de Integração de Calouros e Veteranos, denominada Acupuntura Urbana que tem como função ações pontuais na malha urbana ou espaços verdes livres da cidade que estejam deteriorados. O trabalho que além de remodelar a praça, visa uma melhor utilização do espaço pela comunidade e também modifica a característica de abandono. Outro aspecto importante é a Universidade realizar uma função social, sair de dentro do meio acadêmico e se mostrar aberta para a sociedade.

Um outro ponto importante é uma troca de experiências entre os alunos e a realização de uma aula prática, “Nós temos a disciplina de paisagismo, então eles aprendem vários aspectos que a gente fala em sala de aula”, comenta a Profa. Anne.

Para a aluna Isabella Sudahia de Godoy do 1° ano de Arquitetura e Urbanismo foi uma surpresa positiva chegar na Universidade e já participar da ação, “Eu não esperava já participar de um projeto como esse, pois acabei de chegar na faculdade, mas foi muito positivo, estou feliz pela oportunidade.”

O Sr. Nelson Binotto de Paula morador vizinho a praça está feliz com a conclusão do projeto, “Eu quero agradecer aos alunos, professores e principalmente a Unitau, por proporcionar para os moradores essa maravilha. Todos estão de parabéns, pois deram vida nova para a praça.”

A intenção do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (Unitau), é realizar outros trabalhos desse tipo na cidade.