Livro sobre qualidade de vida para idosos é lançado

*Foto: Simone Gonçalves ACOM/UNITAU

Sessão de autógrafos aconteceu após palestra sobre envelhecimento

A Universidade de Taubaté (UNITAU) sediou, na noite de quinta-feira, dia 25, uma palestra sobre envelhecimento e o lançamento do livro “Manual de longevidade. Guia para qualidade de vida dos idosos”.

A obra é organizada pela Profa. Dra. Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, que ministrou a palestra. A profissional abordou, entre vários temas, o despreparo das pessoas em lidar com o envelhecimento e com os idosos. “A pessoa não muda na velhice, se ela é, por exemplo, ranzinza na velhice, é porque foi um jovem ranzinza”, afirmou.

Após a palestra, realizada no Auditório do Departamento de Engenharia Civil, houve o lançamento do livro, juntamente com uma sessão de autógrafos.

Os temas tratados na obra são divididos em capítulos escritos por diferentes autores, que tratam, em suas especialidades, do envelhecimento e da qualidade de vida para idosos, assuntos considerados pelos profissionais fundamentais para a compreensão desse período da vida. Saúde, afetividade, espiritualidade e lazer são alguns dos temas.

Um dos capítulos foi escrito pela Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, pela Profa. Dra. Quésia Postigo Kamimura e pela ex-aluna de Psicologia Alyne Souza Monteiro. Outro foi escrito pela Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, com o apoio de alunos do curso de Psicologia.

O trabalho das professoras Adriana e Quésia é o resultado de uma pesquisa de campo que investigou a percepção de idosos de Pindamonhangaba sobre qualidade de vida. “Os principais fatores colocados por eles como importantes para a qualidade de vida foram os vínculos familiares e com amigos, a manutenção da integridade física, as atividades de lazer e a participação em grupos”, relatou a professora Adriana.

“A pesquisa indica caminhos que precisamos trabalhar para garantir uma boa qualidade de vida para os idosos”, finalizou.