Universidade promove encontro com monitores do PID

Sem categoria

Programa de Iniciação à Docência (PID) está no quarto ano e realizou encontro com alunos das licenciaturas

A Universidade de Taubaté (UNITAU) proporcionou neste sábado, 5, um encontro do Programa de Iniciação à Docência (PID) no Departamento de Serviço Social e Letras por meio da Pró-reitoria de graduação (PRG). O propósito das reuniões é passar orientações aos monitores que participam do PID.

A primeira reunião teve como finalidade mostrar como será o programa. Foram mais de 300 candidatos inscritos, mas apenas 86 aprovados. “O processo seletivo é bem rígido. A nota de corte foi de 8,9 para conseguir entrar”, afirmou a Profa. Dra. Maria Fátima de Melo Toledo, coordenadora do projeto.

O programa funciona com processos de avaliação, atividades valendo nota, módulos teóricos e práticos com textos, documentários e reflexões. Todo aluno tem seu professor mentor. “É muito gratificante ver os alunos que não são da licenciatura interessados na área de educação”, afirmou Maria Fátima.

A grande novidade deste ano é a atenção que cada área vai receber. De acordo com a coordenadora, será um encontro para humanas, para exatas e para biológicas em momentos separados. Nos anos anteriores, as orientações eram passadas para todos em uma mesma reunião.

Serão cinco compromissos ao longo do ano, do dia 1 de março ao dia 31 de dezembro. Os 86 monitores são divididos em três categorias: Júnior, que incluem os estudantes que estão na graduação da UNITAU; Pleno, que contempla os alunos que já se formaram na Universidade de Taubaté, e Sênior, com os alunos que estão cursando pós-graduação.

Renan Tomy