Aluna fala sobre a importância do intercâmbio no exterior

* crédito da foto: Acervo Pessoal

Ana foi a primeira estudante do Brasil a ser selecionada para o programa de bolsas da Universidade de Parma

Ana Beatriz Rodrigues Morais estudante do 4º ano de Engenharia de Produção da Universidade de Taubaté (UNITAU) passou por uma experiência muito positiva em um intercâmbio na Universidade Italiana “Università Degli Study Di Parma”. Ela conseguiu essa oportunidade por meio da bolsa “Trainincoming Program”. Esse programa oferece a oportunidade de estudar por três meses na Universidade de Parma e apenas 30 estudantes do mundo todo foram selecionados para participar. Ana Beatriz foi a primeira brasileira a participar do programa.

Durante o tempo na universidade italiana, Ana contou que fazia reuniões com os alunos e juntos eles faziam pesquisas relacionadas ao curso de Engenharia. A prática enriqueceu tanto os conhecimentos na área de sua futura profissão quanto nas áreas da língua inglesa e italiana. “Nunca pensei que fosse aprender italiano tão rápido, mas a prática constante foi essencial”, comentou. “Foi a primeira vez que a UNITAU ofereceu essa oportunidade e eu não gastei praticamente nada, e por conta própria viajei e conheci um pouco mais da Europa”, acrescentou. Durante seu tempo no intercâmbio ela recebeu apoio do Prof. Dr. Arcione Ferreira Viagi e do Prof. Me. Júlio Malva Filho, ambos da Universidade de Taubaté.

Fotografia: Acervo Pessoal

Para completar o sucesso de Ana, ela conseguiu um estágio na Embraer logo após sua experiência na Universidade de Parma. A aluna tem convicção de que o programa a ajudou na nova conquista. “Cheguei dia 16 de janeiro no Brasil, atualizei o meu cadastro e um dia depois a Embraer me ligou me chamando para uma entrevista e eu consegui o estágio”, disse.

Os planos futuros da estudante são promissores, ela pretende cursar MBA em Gestão Empresarial na UNITAU. “Amo meu curso na Universidade, os professores são muito bons e me apoiam sempre”. A estudante finaliza a conversa reforçando a importância de uma experiência no exterior com um intercâmbio. “O intercâmbio abriu muito minha mente e a oportunidade me deu um empurrão tanto para o lado profissional como pessoal”, finalizou.

Jade Abud