Campanha

Lei Maria da Penha é discutida em palestra

* crédito da foto: Jade Abud/UNITAU

A atividade ocorreu no Departamento de Ciências Jurídicas, como parte de uma campanha contra a violência

O Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior realizou uma palestra no Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) na quarta-feira, dia 30. A palestra visava promover a Campanha de prevenção contra a violência à mulher, realizada anualmente na Instituição. Os alunos do primeiro ano e do último ano participaram da ação, que discutiu a importância da Lei Maria da Penha.

A palestra foi iniciada às 7h30 e os principais artigos da lei foram abordados. “A Lei Maria da Penha visa proteger a mulher contra a violência doméstica e familiar, mas é importante entendermos todos os detalhes desse regulamento”, comentou o professor. Avelino frisou que o contexto de proteção não é apenas contra a violência física, mas sim, psicológica, patrimonial e sexual. “A partir do momento em que a mulher se sente humilhada, tem o direito de procurar ajuda.”

A lei foi sancionada no dia 07 de agosto de 2006 e comemora 10 anos neste ano, juntamente com a campanha do professor Avelino.

A Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva também participou do evento e comentou sobre a importância da conscientização, especialmente por parte dos estudantes. “Os alunos de hoje são mais suscetíveis à busca de leis que amparem a sociedade. Hoje, nossos alunos são formadores de opinião e disseminadores de ideias em suas próprias casas. Isso é muito positivo”, comentou.

A aluna Milena Vanina de Mello, do 1º ano do curso de Direito, participou da palestra e frisou a relevância do evento. “Foi uma palestra muito importante, porque nós, mulheres, sofremos com preconceitos todos os dias apenas por sermos desse gênero. Saber que tem uma lei do seu lado já te conforta mais um pouco”, comentou.

Jade Abud