Alunos da Medicina promovem o 3º mutirão das Ligas

Destaque, Sem categoria

* Foto: Leonardo Oliveira/UNITAU

Com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre diversos assuntos relacionados à saúde, o Departamento Cientifico (DC) do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, nos dias 18 e 19 de abril, o 3º Mutirão das Ligas, atividade gratuita realizada na Praça Dom Epaminondas.

A ação envolve 17 Ligas de Alunos, que são grupos de estudantes que estudam e desenvolvem projetos e pesquisas em determinadas áreas. São elas as de: radiologia intervencional, cirurgia vascular, ortopedia, medicina esportiva, patologia, cirurgia e trauma, cirurgia plástica, anestesiologia, ginecologia, obstetria, pediatria, otorrinolaringologia, clinica médica, psiquiatria, endocrinologia, urologia, geriatria, neurologia e saúde da família.

Além de promover a conscientização, os alunos aplicam questionários a fim de coletar dados para pesquisas científicas.  “Como estudantes ainda não podemos apresentar soluções de imediato, mas com a pesquisa, descobrimos quais são as dúvidas mais freqüentes da população e trabalhamos em cima disso”, disse a aluna do 3º período, Amanda Alvarenga.

“Acho importante os alunos virem até aqui porque muitas pessoas têm dúvidas e não sabem onde procurar informações”, disse Áurea Rodrigues de Oliveira, que visitou vários estandes.

“Trazer a informação de uma forma facilitada para a população é muito importante, porque, às vezes, é uma dúvida corriqueira, mas que faz total diferença para a saúde. Nós constatamos que a maioria das dúvidas parte dos idosos, que querem saber sobre hipertensão. Em maio faremos uma ação voltada para esse assunto”, ressaltou Ana Luisa Pacheco, aluna do 4º período.

O mutirão acontece das 8h às 17h na Praça Dom Epaminondas.

Thaiz Wertz