Professor participa de livro didático inédito sobre animais

Destaque

O Prof. Dr. Valter José Cobo, da área de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU), é um dos autores do livro didático Zoologia dos Invertebrados, lançado no mês de março, pela editora Roca.

Os organizadores da publicação são Adilson Fransozo e Maria Lucia Negreiros-Fransozo. Os capítulos foram escritos por professores e por biólogos brasileiros, o que é o grande diferencial do livro, segundo o docente. “Esse é o primeiro livro didático com esse tema, construído totalmente por brasileiros. Os exemplos encontrados durante a leitura são de animais da fauna brasileira”, disse.

O professor, que atua na área de Zoologia, assinou o capítulo sobre Invasão Biológica, resultado das pesquisas realizadas sobre o tema. Ele afirma que a intenção é esclarecer e retificar a importância do estudo nesse campo. “O capítulo do livro trata disso, o que é a invasão biológica e como ela é entendida ao longo do tempo. É um novo olhar da Biologia. Faz pouco tempo que existe a preocupação com esse tema. É necessário entender quais as consequências, qual a modificação ambiental e os efeitos positivos e negativos gerados pela invasão.”

Créditos: Ingra Lombarde
Créditos: Ingra Lombarde

O livro contou com mais de 80 pesquisadores e especialistas. O docente comentou que o grupo dos animais invertebrados representa mais de 60% de todos os animais. “Para cada grupo foi convidado um especialista. O livro tem diferentes tipos de animais, desde as esponjas do mar até os escorpiões”, relatou o docente.

O professor Valter também comentou sobre a importância de um docente da Universidade estar envolvido num projeto como esse. “Eu acho isso importante como fator de reconhecimento para a Universidade, porque demonstra a qualidade do corpo docente da Instituição. E, para mim, pessoalmente, é reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo.”

Credenciado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Biomar (Grupo de Estudos de Organismos Aquáticos) conta com um grupo de pesquisadores para estudo e análise dos organismos aquáticos, do qual Cobo é líder. “O grupo pesquisa há mais de dez anos e vem contribuindo para a formação e para a capacitação dos alunos”, finalizou. 

Ingra Lombarde
ACOM/UNITAU