Estudantes participam de 10° Fórum Universitário

Aluno, Destaque

* Foto: Gabriela Oliveira/UNITAU

A Universidade de Taubaté realizou nesta terça-feira, 25, o 10° Fórum Universitário, com o tema A influência da Internet no convívio e na educação familiar. O evento foi realizado no Departamento de Engenharia Civil às 8:30 e contou com a presença do Prof. Dr. José Rui Camargo, Reitor da Universidade, do Prof. Mario Peloggia, Pró-Reitor de Extensão e presidente do Lions Club Taubaté, de Orvile Riemma, governador do Rotary Club Distrito 4600, e das palestrantes Claudia Teixeira e Maria José Lima.

A primeira palestra foi realizada pela psicóloga Cláudia Teixeira, que abordou sobre o uso exagerado da internet, em que as pessoas utilizam diversas plataformas de tecnologias, trocando os horários de união para ficar acessando as redes, o que, consequentemente, pode gerar falta de afeto e de contato entre pais e filhos.

Maria comentou que é de extrema relevância haver um bom diálogo e uma boa relação e sempre estar atento aos conteúdos que os filhos estão acessando, para que, assim, haja o crescimento sadio dos filhos. “Família é afeto e se existe esse afeto e contato é possível ter um bom relacionamento familiar sem restringir os filhos, basta apenas saber lidar e moderar com todas as situações”, disse.

A segunda palestra foi da psicóloga da USP (Universidade de São Paulo) Maria José Lima, que apresentou o contexto histórico da família, desde a vida coletiva até a privada, afirmando que há muitos benefícios da convivência com outros indivíduos, basta apenas adequar às demandas do tempo. “A cooperação é revolucionária, cooperar e entender as necessidades individuais com o grupo é a chave para um bom convívio”, afirmou.

O governador do Rotary Distrito 4600, Orvile Riemma, apresentou a instituição, abordando sobre seus conceitos e principais atividades envolvendo a organização. Após a apresentação dos convidados, foi aberto para os alunos um debate em relação ao tema e quais as expectativas para o futuro. As palestras se encerraram às 11:30.

Lucas Azevedo