Professora assume o Departamento de Engenharia Mecânica

Servidor

A carreira da nova diretora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Ma. Eliane da Silveira Romagnolli de Araújo, começou na indústria, ambiente que, para ela, foi importante para seu crescimento profissional e pessoal. A docente assumiu em janeiro a direção do Departamento e tem entre seus planos fortalecer os laboratórios.

Formada em Engenharia Mecânica pela UNITAU em 1987, após dois anos iniciou como docente na Universidade, sendo auxiliar de ensino na disciplina de Materiais de Construção Mecânica e atuando no Laboratório de Ensaios Físicos e Mecânicos. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo de diretora do Departamento.

Durante a carreira, passou por empresas como, por exemplo, a Ford e a Vale do Rio Doce. As atividades foram conciliadas com a docência na UNITAU.

Um de seus maiores orgulhos na trajetória na Universidade foi implementar uma especialização em soldagem, que tem reconhecimento internacional. A Universidade foi a primeira no Brasil a oferecer esse curso.

A diretora acredita na valorização do ensino e do aprendizado prático que o ambiente de um laboratório pode oferecer. “Eu pretendo fazer uma fusão entre os laboratórios, por exemplo, unir a robótica com a soldagem, para atender melhor as disciplinas”, contou. A docente também enalteceu a tradição da Universidade no mercado de trabalho. “Eu vejo que todas as maiores empresas têm profissionais formados na UNITAU.”

Eliane também quer promover mais integração entre os alunos veteranos e os calouros, além de realizar ações de acolhimento para entender melhor as dificuldades dos estudantes.

A professora é taubateana, tem 54 anos, está cursando o doutorado e nas horas vagas gosta de praticar atividades físicas.

Ingra Lombarde