Reunião discute patrimônio cultural de Redenção da Serra

Aluno, Comunidade, Destaque, Professor

Foi realizada, no dia 1º de maio, em Redenção da Serra, uma reunião com a comunidade para a discussão de possíveis políticas de proteção patrimonial para a cidade. O encontro foi promovido pelo projeto de extensão da UNITAU Redenção da Memória, em parceria com a Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Apresentou-se à comunidade de Redenção da Serra uma proposta de identificação e proteção do município como Lugar de Memória. Na ocasião, foram confirmadas e ampliadas parcerias.

A reunião foi realizada na Escola Estadual Coronel Queiroz, que já atua como parceira do projeto. O atual diretor, Edson Carneiro de Matos, que esteve presente, foi um dos que concederam, em 2015, entrevista para a elaboração do livro Coletânea de Memórias de Redenção da Serra, realizado pelo projeto.

Foto: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
Fotos: Arquivo pessoal

Foram apresentadas as razões pelas quais Redenção da Serra poderia se qualificar como Lugar de Memória. Isso seria feito a partir da realização de um inventário de referências culturais participativo que fundamente a construção de um dossiê contendo as principais características materiais e imateriais do local.  A partir deste trabalho, o material seria encaminhado, em um ano, para o Iphan, visando discutir o registro de Redenção como Lugar de Memória no Livro dos Lugares do Instituto. O cronograma engloba a realização do dossiê que deverá ser apresentado ao Iphan daqui a um ano.

Ao final da reunião, foi efetivado um abaixo-assinado para legitimar a iniciativa por meio da vontade da comunidade.

Participaram do evento a coordenadora do projeto de extensão da UNITAU, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, a Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, estudantes do curso de História, o prefeito Ricardo Lobato, o coordenador da Casa do Patrimônio, André Bazzanella, a representante da superintendência do Iphan em São Paulo, Maryclea Carmona Maués Neves, representantes do Instituto de Estudos do Vale do Paraíba (IEV), entre outros.

Departamento de Ciências Sociais e Letras/UNITAU