Escola de Aplicação realiza oficinas de esportes olímpicos

Sem categoria

Com o intuito de ensinar os alunos diferentes modalidades esportivas, a Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, em conjunto com os alunos do Pibid, realizam atividades com os esportes que vão estar nas Olimpíadas 2016, que terá como sede o Rio de Janeiro.

O projeto envolve atividades com os estudantes do 1° ao 5° ano e nesta segunda-feira, 9, a oficina foi sobre a Esgrima, modalidade pouco conhecida entre os estudantes e que figura dentre os esportes olímpicos. Foram utilizados materiais como, por exemplo, jornal, fita adesiva, tinta e papelão para construir os equipamentos utilizados na atividade.

A professora de Educação Física, Virginia Smegal, com o auxílio dos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ensina os alunos a criar as espadas feitas de jornal e, para ensinar o modo de competir, utiliza tinta na ponta dos jornais e uma placa de papelão. Assim, é possível identificar os golpes que atingiram o adversário por meio das marcas de tinta.

Créditos: Lucas Azevedo

A cada semana é trabalhada alguma modalidade não muito comum entre os alunos, para que, no dia 3 junho, quando ocorrerá o JOB (Jogos Olímpicos Balbi), todos tenham condições de competir. “Queremos utilizar cada semana para ensinar um esporte diferente, como luta, golfe, esgrima, atletismo entre outros. Com isso, ajudar a estimular a criatividade e a disciplina por meio dos esportes que eles não conhecem”, conta.

As oficinas com os estudantes ocorrem às segundas e quintas-feiras no período da tarde. Os Jogos Olímpicos Balbi serão realizados no dia 3 de junho às 15 horas, na quadra.

Lucas Azevedo

* Fotos: Lucas Azevedo/UNITAU