Ingra Lombarde

Ex-aluno tem página de sucesso no Facebook

Aluno, Destaque, Ex-aluno, Professor

Leandro Barros, 37 anos, morador de Taubaté, é o responsável pela página Dicas de Geografia no Facebook. Licenciado em Geografia pela Universidade de Taubaté em 2007, trabalhou como professor de Ensino Fundamental e Médio durante dois anos. No momento, aprovado em concurso pelo Estado, aguarda ser convocado e, nesse tempo, trabalha na área de informática – tem técnico em Manutenção e Programação – e abastece sua página na rede social.

Foi no ambiente da sala de aula que Leandro teve a ideia, vendo os alunos tão conectados com a internet. “Resolvi unir o útil ao agradável. Pesquisei páginas de geografia e não encontrei nada específico, pouco conteúdo. Queria fazer algo diferente”, relembrou.

Dicas de Geografia surgiu no Facebook em 18 de fevereiro de 2012. Os alunos aprovaram a novidade, começaram a seguir e a divulgar. As curtidas começaram a subir depois de dois meses – atualmente, são 29 mil seguidores. “Já recebi muitas mensagens de agradecimento, isso é muito gostoso”, contou.

Leandro busca compartilhar um conteúdo diversificado e acessível para todos os públicos. Ele trabalha em cima de outros textos e materiais, seja de livros ou de sites, tornando-os mais simplificados, mas citando a fonte e o link que serviram como referência.

O ex-aluno comentou que gosta de seguir outras páginas no Facebook, além daquelas dentro de sua área, porque todo conteúdo o inspira. “Sigo páginas de jornalistas, de faculdades, canais de documentários.” Ele também é um leitor empenhado, lê em média, de acordo com ele, de 60 a 80 títulos por ano. “O que fez diferencial para mim foi a leitura. Eu procuro conteúdo, se leio um trecho de algum livro, eu transcrevo para a página. É um aprendizado para mim também.”

A maior motivação de Leandro é transmitir conhecimento. “Educação é a base da nação. A internet é uma ferramenta imprescindível para isso”, afirmou. O professor revelou ter planos de abrir um blog com curiosidades, com indicações de livros junto com algumas resenhas, e disponibilizar documentários e vídeos.

Quanto ao futuro, Leandro planeja uma Pós-Graduação em Ciências Políticas ou iniciar uma nova faculdade em História ou Jornalismo.

Ingra Lombarde

* Foto: Ingra Lombarde