Universidade participa da 3ª Feira de Apicultura

Agronomia, Comunidade, Conhecimento, Oportunidade

A 3ª Feira de Apicultura será realizada em São Luiz do Paraitinga nesta sexta-feira, dia 20, com a presença da Universidade de Taubaté (UNITAU), da Apistinga (Associação de Apicultores de São Luiz do Paraitinga), da empresa Fibria, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e de entidades de apicultores de diferentes cidades da região.

Edson Timoteo Soares é auxiliar de campo no Centro de Estudos Apícola (CEA) da Universidade e conta que, há três anos, trabalhava como secretário da Apistinga e propôs a ideia. “Queria valorizar os apicultores por meio da feira”, disse. O profissional relata que, devido à boa aceitação da comunidade e dos profissionais da área, o evento está presente no calendário da cidade desde então.

Cada associação participante trata sobre um assunto diferente em seu estande e os próprios produtores e apicultores ficam disponíveis para sanar dúvidas da comunidade.

“Queremos atrair novos apicultores, incentivar aqueles que não estão mais produzindo e fortalecer os que estão ativos”, explicou Edson. Ele estará representando o CEA, na sexta-feira, para orientar a comunidade sobre prevenção de acidentes com abelhas. “O CEA marca presença levando informação e técnica para a feira”, disse.

Segundo Edson, o mais interessante é ver os apicultores atenderem outros produtores e a população. “Antes, eles é que estavam aprendendo, agora, eles estão lá para transmitir a informação.” Outra novidade é que, de acordo com o auxiliar, é possível que o evento possa ter edições em outros municípios no próximo ano.

Vanilda Lucieni Farias Santos, aluna do 7° semestre de Agronomia, irá participar neste ano da feira. “Temos aulas de Apicultura na faculdade, mas ter esse contato com os produtores é algo que agrega muito”, disse. Segundo a estudante, essa é uma boa oportunidade para descobrir as melhorias na hora da produção. Vanilda é apicultora há 10 anos. “Iniciei com uma única caixa, sem muito investimento, estou aumentando agora. A Universidade e a Apistinga ajudaram muito neste processo”, finalizou.

3° Feira de Apicultura Sustentável de São Luiz do Paraitinga
Data: 20 e 21 de maio
Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz – Centro
A feira é aberta ao público.

Ingra Lombarde