Bolsas para Iniciação Científica estão com inscrições abertas até dia 25

Aluno, Bolsa de estudo, Oportunidade, Pesquisa, Professor

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Universidade de Taubaté (UNITAU), está com as inscrições abertas.

Os alunos interessados têm até o dia 25/05 para se inscrever. É necessário que o estudante ingresse em algum projeto de pesquisa desenvolvido pelos docentes de seu curso ou Departamento. Assim, para participar do Programa, o universitário deve procurar os professores responsáveis pelos projetos.

Esses coordenadores registrarão os projetos nas secretarias, gerando um número de identificação. A divulgação dos resultados será até o dia 6 de julho. Os participantes selecionados serão chamados para assinar os documentos no mês de julho.

Existem dois programas de Iniciação Científica: o Pibic para as áreas de Biociências, Exatas e Humanas; e o Pibiti para pesquisas em Tecnologia e Inovação. O valor da bolsa é de R$ 400,00 por mês e o aluno recebe o benefício via depósito no Banco do Brasil.

Os requisitos necessários são: estar regularmente matriculado, ter rendimento escolar mínimo, com média igual ou superior a 7, ter currículo Lattes atualizado nos últimos três meses e ter tempo disponível para as atividades de pesquisa, com recomendação de 20 horas semanais de dedicação. A duração do projeto é de 12 meses, tendo o início em agosto.

A Iniciação Científica tem como objetivos incentivar a realização de pesquisas pelos alunos, além de prepará-los para futuros cursos de mestrado e doutorado.

Para mais informações: Edital 1 e Normas Operacionais.

Ingra Lombarde

* Postado inicialmente dia 11/04/16