Arquitetura e CUCA realizam Festival Cultural

Aluno, Comunidade

O Festival Universitário de Cultura e Artes (FUBA), feito pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) – vinculado à União Nacional dos Estudantes (UNE) – foi realizado no Departamento de Arquitetura da UNITAU na última sexta-feira, dia 20.

O evento contou com diversas atividades culturais, como apresentações musicais, oficinas, bate-papos, apresentações de coletivos, palestras, entre outros. O FUBA é organizado pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Acadêmico (CA) do Departamento de Comunicação Social e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A coordenadora do DA do curso de Arquitetura, Bianca de Oliveira Almeida, disse que a organização do evento foi um desafio. “Foi tudo muito corrido, porque é a primeira vez que organizamos um evento deste tamanho, mas acredito que vale a pena ter eventos como esses na Universidade”, afirmou a coordenadora, e acrescentou: “Tivemos a preocupação de implantar um espaço para a cultura dentro da Universidade, voltado tanto para os alunos quanto para a comunidade local ou regional, porque sentimos que é um incentivador de transformações sociais.”

É a primeira vez que o Festival é realizado na cidade de Taubaté. A coordenadora geral do CUCA no estado de São Paulo, Camila Ribeiro, disse que o FUBA foi uma demanda dos próprios estudantes da Universidade. “Os alunos tiveram o interesse de se articular em rede e participar de algo maior. Nas Universidades existe uma efervescência cultural muito grande e aqui em Taubaté houve muitos alunos dispostos e ficamos felizes de realizar o evento aqui.”

O aluno do primeiro semestre de Arquitetura, Scheider Lopes Neves, disse que o evento é importante para os alunos que querem buscar inspiração. “Isso é uma novidade pra mim e estou achando muito interessante. O FUBA me ajuda muito na criatividade, é inspirador.”

Caio Tebassi

* Fotos: Caio Tebassi