Curso de Pedagogia realiza debates sobre educação

Aluno, Professor

O Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveu um simpósio, no sábado, 21, das 8h às 11h30, organizado e apresentado pelos professores e alunos do primeiro e do quinto semestres, que ingressaram no curso por meio do Vestibular de Inverno, tendo como tema Formação inicial à docência.

O evento foi um grande desafio para os profissionais da educação, pois eles tinham como meta articular uma ação interdisciplinar, se reunir e pensar em uma realização que envolvesse todas as disciplinas do primeiro semestre. Eles reuniram um grupo de alunos, leram e desenvolveram artigos para ser apresentados.

Foram montados onze grupos de alunos, divididos em três temáticas: discutir o conteúdo da política e da história da formação docente; trabalhar a questão da prática dos docentes; e trabalhar a identidade docente. As apresentações ocorreram simultaneamente, sendo opção de o público externo escolher qual assistir.

A Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos, coordenadora e idealizadora do projeto, destaca que foram muito interessantes a empolgação dos alunos junto aos professores e o desenvolvimento do trabalho em grupo. “O trabalho foi apresentado e iniciado desde o primeiro dia de aula. O simpósio proporcionou o fechamento do semestre e passou por toda uma construção. É muito importante para a profissão preparar os alunos que estão começando agora”, afirmou.

Estiveram presentes, além dos alunos e dos professores, estudantes do mestrado em Educação e da pós-graduação em Gestão Escolar. A Profa. Ma. Cleusa Vieira da Costa, coordenadora de um dos grupos de estudantes, destacou que os aspectos mais significativos do evento foram a participação efetiva e a mudança no comportamento dos alunos, que, no começo do semestre estavam preocupados, mas, após o simpósio, disseram se sentir mais seguros em relação aos temas.

“Um dos grandes pontos altos disso tudo é o trabalho interativo, realizado com um grupo bastante diversificado. Isso garantiu o sucesso dos trabalhos”, finalizou a professora.

Renan Tomy

* Foto: Leonardo Oliveira/UNITAU