Universidade lança livro sobre programa de formação de professores

Sem categoria

A Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou um livro nesta segunda-feira, 23, no Departamento de Pedagogia, sobre as experiências vividas no Programa de Formação para Professores da Educação Básica (Parfor), cuja turma, formada por professores da rede pública, terminou o curso de Pedagogia neste ano.

O curso durou seis semestres, formando e atendendo professores sem nível universitário ou que ministravam disciplinas que não estavam ligadas à sua formação. De acordo com o Ministério da Educação, eles deveriam ter o Ensino Superior, portanto, receberam bolsas de estudo para cursar Pedagogia.

Buscando relatar experiências do programa, o Prof. Me. Cesar Eugenio Augusto tomou a atitude de organizar o livro. Com os relatos e as trocas de informações com os outros professores que, assim como eles, também vivenciavam nas salas de aula, resolveu fazer um apanhado e organizar uma obra que reúna o conhecimento adquirido nesses anos.

Ela é dividida em nove capítulos, com nove docentes contando as bagagens que adquiriram na troca de conhecimentos com os alunos. Para o Parfor acontecer na UNITAU, foi preciso realizar algumas visitas a Brasília para que o pedido fosse aceito pela Central de Apoio aos Professores Superiores (CAPES). O projeto foi aprovado e aberto para os professores, que vieram de Pindamonhangaba, de Guaratinguetá, de Tremembé e de Potim.

A Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia, destaca que a Universidade enriquece sua atuação trabalhando com profissionais de prefeituras e que essa troca de informação é muito rica para ilustrar a realidade contemporânea. “Procuraram-nos porque conhecem a excelência do trabalho e dos professores. O Departamento sempre esteve à frente nesses processos de formação, desde 1993”, afirma a docente.

Renan Tomy

* Foto: Leonardo Oliveira/UNITAU