Professor, consultor e comentarista de economia

Aluno, Destaque, Professor

Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, com mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, o Prof. Me. Drauzio Antonio Rezende Junior começou na docência em 2002, no Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) da Universidade de Taubaté.  Passou pelos cursos de Agronomia, Informática, Administração e Serviço Social, sempre na área de gestão e economia. Atualmente, ministra aulas no Direito, ECA e Agronomia, além de trabalhar como consultor.

Segundo Drauzio, que não planejava ir para a docência, ser professor exige muito mais que apenas conhecimento acadêmico. “Ele precisa dominar muito bem a matéria, mas precisa, principalmente, saber trabalhar bem o aspecto humano, saber se comunicar, saber entender”, esclareceu. O docente acredita que, para exercer esse papel fundamental na vida dos alunos, é preciso ter percepção para compreender as necessidades e dificuldades de cada um, e saber transmitir de forma compreensível o conceito da disciplina.

Entre os desafios da sala de aula, o docente comentou sobre a desvalorização e a vida corrida. “Nem sempre o aluno valoriza e entende o esforço do professor. Às vezes, é difícil conseguir tempo para se atualizar, e isso é preciso, é preciso estar motivado e preparado”. Para ele, é essencial trazer o estudante para mais perto e mostrar a relevância do que está sendo ensinado. “O segredo é você ligar o conteúdo da sala de aula com a realidade que o aluno está vivenciando.”

Mas lecionar também reserva alegrias. “É muito gratificante ver um aluno atuando na área, construindo uma carreira. Saber que o sucesso dele teve um grãozinho da sua participação”, afirmou. Para esse sucesso profissional, ele listou três características necessárias. “Persistência, trabalho e motivação.”

Quanto ao futuro, o docente deseja continuar ministrando aulas, mas sem deixar a consultoria de lado. “Quero continuar ajudando as pessoas, porque é muito gratificante auxiliar uma pessoa a se tornar um empresário bem-sucedido”, contou.

Além das aulas e a consultoria, Drauzio também faz participações, todas às terças-feiras, na TV Novo Tempo, como comentarista econômico em aspectos nacionais e internacionais.

A dica que o professor deixa para todos que desejam vencer no mercado de trabalho é em relação à atitude. “É preciso ter ética, ter dignidade, não buscar o caminho mais fácil e ter um comportamento correto e ponderado”, finalizou.

Ingra Lombarde

* Foto: Leonardo Oliveira/UNITAU