7ª edição do evento Ligação traz palestra sobre Cultura Maker

Aluno, Cultura

O evento Ligação 2016, realizado em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Taubaté (SIBI/UNITAU), traz como parte de suas atividades, no dia 18 de junho, às 9h, no Auditório do Departamento de Ciências Jurídicas, a palestra de tema: Educação, Inovação e Cultura Maker. O objetivo do evento é abordar como os jogos hoje em dia, com enfoque no Minecraft, impactam positivamente na educação.

O jogo intitulado Minecraft vem fazendo um grande sucesso no universo dos games. Seu objetivo é a construção de bases e exploração, em que é possível interagir com quase todas as partes do cenário, constituído integralmente de blocos tematizados, cada um com uma função. Estimulando a criatividade do jogador, ele ganha espaço também em relação aos métodos de ensino.

Ministrada pelo Professor, pesquisador e game designer Franciso Tupy, parceiro do projeto desde o início e parte da liderança nessa área dentro da empresa Microsoft, a palestra também tratará de como a mecânica presente nos games favorece as questões associadas ao ensino e à aprendizagem, propiciando a pedagogia de inovação e dando o suporte às práticas relacionadas tanto ao pensamento computacional quanto à cultura maker.

Márcia Maria de Moura Ribeiro, bibliotecária coordenadora do SIBI, fala sobre a importância do tema e do evento em si. “É importante que os profissionais e estudantes da área assistam à palestra, em que podem surgir projetos para levar o assunto para dentro das salas de aula.”

O evento é voltado para os professores, os pedagogos e os estudantes dos cursos de Licenciatura e, pensando nisso, a atividade será integrante do encerramento do semestre do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Contudo, a atividade é aberta ao público em geral.

O Departamento de Ciências Jurídicas está localizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285, Centro.

Giovanna Madureira