Funcionários realizam exame médico periódico

Destaque, Saúde, Servidor

Periodicamente, empresas realizam exames de saúde para seus funcionários. A atividade é uma exigência legal e a sua realização varia de acordo com o risco que o trabalho oferece para o servidor. A UNITAU deu início a essa tarefa neste mês para as equipes das áreas administrativas.

A equipe responsável pelo trabalho, comandada pela Profa. Ma. Maria Ângela Petrini, responsável pelo Serviço de Saúde e Medicina Ocupacional (Sesmo), já passou pelas Pró-reitorias de Administração, de Finanças, de Extensão, de Graduação e Estudantil. Também já foram visitados outros setores, entre eles a Reitoria, o Patrimônio e a Central de Tecnologia da Informação. O trabalho continua com visitas aos demais setores da Instituição.

“Primeiramente, estamos realizando os exames nos servidores dos setores administrativos. Planejaremos em julho uma tática para atender os Departamentos da UNITAU”, explicou.

Após preencher uma ficha sobre as doenças antigas e atuais, o servidor passa por uma entrevista com o profissional da saúde, que também realiza a medição de pressão arterial. “É uma atividade feita em parceria com os estudantes de Enfermagem, que podem ter uma experiência em sua formação”, disse a professora.

A docente ressalta ainda que nas áreas em que há a realização de atividades com maior grau de insalubridade, onde os servidores têm mais riscos de trabalho, os profissionais, além de passar pela avaliação, têm que comparecer ao serviço médico para fazer exames complementares, entre eles hemograma e eletrocardiograma.

 

Mirela Santos
ACOM/UNITAU

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM