Alunos da Fisioterapia promovem ação em escolas infantis

Aluno, Destaque, Fisioterapia

Transformar com pequenas atitudes. Essa é a proposta de um projeto dos alunos do sétimo semestre do curso de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU). Como parte dele, uma ação coordenada pela Profa. Ma. Luciana Cristina Steinle Camargo aconteceu nesta quinta-feira, 16, na EMEI Profa. Maud Sá de Miranda Monteiro, localizada no bairro do Belém.

O objetivo do projeto Afaste os bichos, lave as mãos é introduzir no cotidiano dos alunos o hábito correto de lavar mãos para prevenir doenças. “Queremos ensinar as crianças o conceito e a importância da higienização. Alguns alunos estão inseridos no setor de grupos populacionais que tem o intuito de promover atividades voltadas à saúde da mulher, do idoso e à saúde coletiva”, explicou a professora.

A atividade, já realizada em outras instituições da rede pública, envolve todos os alunos da creche. As crianças beneficiadas têm de 2 a 6 anos de idade. “Ao receber os universitários, nós proporcionamos aos alunos uma nova forma de aprendizagem. Nós já fazemos parte do cotidiano deles, então, quando vem alguém de fora ensinar algo novo, eles se empolgam e absorvem mais a informação”, disse Fabiana Aparecida Silva, coordenadora da creche.

Mas as crianças não são as únicas beneficiadas com a ação. Os alunos envolvidos garantem que a experiência é enriquecedora profissional e pessoalmente. De forma lúdica e interativa, os futuros profissionais propagaram a informação usando tinta, sabonete, água e carinho.

“As crianças aprendem agora para aplicar esses conceitos futuramente. Para nós, a criança é o agente transformador, porque saindo daqui vai passar essa informação para a família e para os amigos. É um aprendizado conjunto, é com esse contato que colocamos em prática o conhecimento que ainda está recente para nós”, conclui a aluna Mayara Toledo.

Thaiz Wertz

*Fotos: Thaiz Wertz