On time: empreendendo o sonho

Aluno, Conhecimento, Empreendedorismo, Oportunidade

Depois de passar uma temporada no Canadá, a estudante de jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) Rafaela Donatelli descobriu que sua vontade de expandir seus conhecimentos rompia inúmeras fronteiras. Assim que voltou para o Brasil, Rafaela tornou-se professora de inglês.

A estudante começou sua carreira em uma escola de idiomas em São José dos Campos e foi nesse período que encontrou na colega de trabalho, Suzana Arantes, uma parceria para apoiar seu sonho.

“Nós tínhamos esse plano desde o início. Então resolvemos pesquisar sobre o que precisávamos fazer para abrir a nossa própria escola de inglês. Conseguimos um patrocinador, que fez um investimento mínimo no início e, em abril de 2015, conseguimos abrir a nossa empresa”, contou Rafaela.

Segundo a universitária, o empreendedorismo parte da vontade de ser independente e ressaltou o quanto isso a fez amadurecer e conhecer novas áreas. Além de dar aulas, Rafaela é responsável pela administração, pela parte financeira e também pelas redes sociais da On time.

Rafaela Donatelli
Foto: Gabriela Oliveira /ACOM

“A faculdade tem me ajudado bastante, principalmente a matéria de Assessoria de imprensa. Quando eu abri a empresa, eu fui direto conversar com a Profa. Dra. Letícia Maria, fui perguntar como eu poderia melhorar a imagem da escola. Mas não foi só ela que me ajudou, todos da Universidade têm me auxiliado muito, inclusive foi um colega de sala que fez o logo da empresa”, explicou.

Por conta da atual situação financeira do País, empreender tem ficado cada vez mais difícil na opinião da futura jornalista. “A maior dificuldade é tentar conciliar a empresa com a demanda do mercado. Muitas pessoas ainda acham que o inglês é uma coisa supérflua, por isso nosso desafio é estar sempre em busca de novos alunos.”

Em contrapartida, Rafaela afirma que ter seu próprio empreendimento traz muitos benefícios, além de satisfação no âmbito pessoal e profissional. “A maior vantagem é ver o seu empreendimento crescer e aprender com isso. Na escola, nós somos os chefes, mas nós temos a liberdade de ter uma postura diferente com os alunos”, disse.

Quando questionada sobre o sucesso, a empreendedora disse: “O sucesso para mim é ver que On Time saiu do papel e está crescendo a cada dia. É ver que os alunos estão gostando da escola, que estão aprendendo e fazendo a diferença no mercado de trabalho. Sucesso para mim é ter as minhas sócias comigo todos os dias me ajudando. Sucesso é conseguir oferecer aquilo que os alunos precisam”, conclui.

Thaiz Wertz