Alunos da Arquitetura montam maquetes de ‘Cidades Inventadas’

Arquitetura, Conhecimento, Cultura, departamento, Destaque

Alunos do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram maquetes inspiradas no livro ‘Cidades Inventadas’, de Ferreira Gullar, e expuseram os trabalhos no salão Cubo Branco, do Departamento.

Esses trabalhos foram feitos para a disciplina ‘Modelos e Maquetes III,’ e os alunos tinham a missão de ler o livro de Ferreira Gullar, que descreve cidades com diferentes características, e representá-las em trabalhos tridimensionais, por meio de maquetes. Os alunos tiveram um mês para a conclusão do trabalho.

O Prof. Me. Vinícius Barros Barbosa foi quem ministrou as aulas da disciplina e coordenou os trabalhos dos alunos. Ele disse que o intuito do trabalho era estimular o processo de criação nos alunos e promover o trabalho em grupo. “O nosso objetivo, junto ao aluno, foi trabalhar a representação de escala das cidades. Neste ano, resolvemos trabalhar a questão das cidades imaginárias, com intuito de estimular a criação deles”, disse o professor.

O aluno do terceiro semestre de Arquitetura Bruno Augusto Rodrigues disse ter gostado da realização do trabalho e ficado satisfeito com o resultado final. “Foi muito interessante porque nós já vínhamos usando as maquetes para nos desenvolver como profissionais e se inspirar em um livro foi muito importante para nós desenvolvermos essa área da interpretação”, concluiu.

Durante o semestre, os alunos realizaram outras maquetes relacionadas à cidade de Taubaté, num projeto integrado com a disciplina ‘Linguagem e Expressão IV’, ministrada pela Profa. Me. Ediane Nadia Nogueira Paranhos Gomes dos Santos.

Caio Tebassi