Professor da Instituição faz visita a Portugal e Espanha

Destaque

O Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, entre os dias 20 e 29 de junho, realiza uma viagem acadêmica pelos países Portugal e Espanha para participar do XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, realizar visitas técnicas e pesquisas que envolvam os três países.

Durante os dias 20 e 23, do XI Congresso Luso Brasileiro, na cidade de Lisboa, o professor coordenou a mesa de Discursos e itinerários de modernização educativa: Brasil-Portugal e apresentou sua pesquisa desenvolvida no primeiro estágio do pós-doutorado, pela Universidade de Lisboa, com o tema “Integralismo Lusitano, nacionalismo católico e educação: contatos entre intelectuais brasileiros e portugueses (1913-1934)”.

“O congresso trará para as aulas um enriquecimento teórico e bibliográfico. E no âmbito acadêmico, intercâmbios institucionais e produção científica”, disse o professor.

Entre os dias 23 e 26, o docente realizou pesquisas na Biblioteca Nacional de Portugal, na cidade de Lisboa, biblioteca onde realizou a pesquisa apresentada no congresso.

Para o encerramento da trajetória, entre os dias 27 e 29, acontece uma visita técnica ao Departamento de Teoria e História da Educação, na Universidade de Barcelona, com o Prof. Conrad Vilanou, catedrático em História da Educação.

“Pretendo iniciar formalmente o contato com o Prof. Conrad Villanou, com vistas ao segundo estágio de pós-doutoramento naquela instituição. A proposta é desenvolver uma pesquisa que inclua, além de Portugal e Brasil, a Espanha, numa triangulação institucional”, conclui o professor.

Gabriela Oliveira