Vencedoras do concurso de fotografia ganham viagem para Coreia do Sul

Aluno, Concurso, Conhecimento, Cultura, Destaque

Três estudantes da Universidade de Taubaté estão de viagem marcada para a Coreia do Sul no próximo dia 24. Eles são os vencedores do concurso de fotografia “A beleza do Brasil”, realizado pela UNITAU em parceria com o The Brazilian Cultural Center in Korea (BCCK), com o objetivo de descobrir novos talentos e incentivar o intercâmbio cultural.

Benedito Justino, aos 72 anos de idade, produz balaios de vara de bambu para complementar a renda da família (Foto: Vivian Ferraz).

A foto vencedora é da aluna do curso de Jornalismo Vivian Ferraz, que retrata um morador da área rural de Cunha, o “sr. Dito”, conhecido pelos moradores como “Descalço”, em razão de andar sempre sem calçados. Para a segunda colocação foi eleita a foto da aluna de Agronomia Soraia Primon, que mostra a escultura Três Pescadores, localizada na cidade de Búzios (RJ) e de autoria da artista plástica Christina Motta. Na terceira colocação foi classificada a foto da universitária de Jornalismo Eidy Landim, que também coloca a figura do morador rural em evidência.

Soraia Primon
Escultura em bronze, obra da artista plástica Christina Motta, é considerada como a mais bela e original instalação de arte em espaço aberto do mundo. Foto tirada em Búzios – RJ (Foto: Soraia Primon).

A foto inscrita por Vivian foi tirada em maio, como parte do Trabalho de Graduação da aluna, intitulado Retratos da Boca do Sertão. Nele, a universitária busca retratar a cultura da cidade a partir de sua população rural, valorizando-a, uma vez que, em sua opinião, o município é mais conhecido por seu turismo e gastronomia e não há o devido reconhecimento da cultura ligada às tradições rurais.

“Estou feliz pelo prêmio, pela viagem, por ser uma das fotos que fiz para o meu Trabalho de Graduação, mas o mais legal mesmo vai ser quando eu falar para o sr. Dito que ele vai para a Coreia, mesmo que por foto”, disse ela, que se interessa por fotografia desde que ingressou na faculdade.

Além da viagem, a primeira colocada ganha também uma máquina fotográfica. As três participantes irão para a Coreia acompanhadas pela Pró-reitora Estudantil, Profa. Ma. Angela Berbare.

Eidy Landim
A simplicidade do caipira mostra o quão rico são seus ensinamentos e sua cultura (Foto: Eidy Landim)

Para participar do concurso, os candidatos inscreveram fotos, com legendas explicativas, que retratassem a beleza brasileira. Foram 163 fotos inscritas, de 64 participantes. Uma equipe formada por professores dos cursos de Comunicação Social da UNITAU e membros do BCCK elegeu os três melhores, de acordo com os critérios previstos no edital.

Os vencedores embarcam para a Coreia no dia 24/07 e tem retorno previsto para o dia 1º/08. Durante o período, conhecerão pontos importantes da cidade de Seul e farão uma exposição das fotos na Universidade de Seul. “O público coreano poderá conhecer um pouco do Brasil pelos olhos e lentes dos universitários”, disse o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (FAPETI), Prof. Dr. Eduardo Enari. A Fapeti é patrocinadora da atividade.

“Fiquei surpreso positivamente com as fotos expostas, pois elas fogem do que, provavelmente, o coreano espera ver em relação ao Brasil. Elas mostram a beleza e a cultura de localidades brasileiras, que podem ser encontradas em diferentes regiões”, continuou ele, que destaca também que o concurso permitirá a aproximação entre a UNITAU e as instituições coreanas.