Curso complementar traz inovação para alunos da Engenharia

Conhecimento, departamento, Destaque, Engenharia, Professor

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e, com a crise, os empregadores buscam candidatos conectados às novidades e com uma ampla bagagem de conhecimento. Pensando nisso, o Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU tem buscado modernizar os laboratórios e investir em capacitações para os alunos. Neste mês, teve início um curso dedicado aos softwares na área de Engenharia.

A Profa. Ma. Eliane da Silveira Romagnolli de Araújo, atual diretora do Departamento de Engenharia Mecânica, junto ao Prof. Dr. Eduardo Nicolini, colocou em prática o curso. “O projeto surgiu nesse ano e o principal objetivo é a capacitação profissional”, disse o docente.

As aulas são complementares aos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Aeronáutica, com duração de 40 horas, com duas aulas por semana e com turmas de 20 alunos. “São quatro módulos, desde a fabricação até o modo de simulação para ver o funcionamento da peça”, contou Eduardo, que ministra as aulas do projeto. “O pessoal está bem interessado e empenhado.”

A diretora, que está no cargo desde o início deste ano, tem como meta aprimorar e auxiliar o aprendizado dos alunos. “Queremos atender essa solicitação dos alunos, ouvir e sentir a preocupação deles, por isso estamos promovendo esses cursos”, disse.

Segundo a docente, o curso é um suporte na área estrutural de projetos e serve também como um suporte para as necessidades de alunos que estão produzindo o trabalho de graduação (TG).

“O próximo curso será de impressão 3D. Pretendemos ter cursos contínuos e diversificados”, contou Eliane. A docente planeja um laboratório de impressão 3D para o Departamento, visando otimizar o aprendizado das disciplinas. “Compartilhamos os recursos. Dessa forma, todos ganham e os laboratórios ficam cada vez mais equipados”, finalizou a diretora.

O curso de softwares é gratuito, concede certificado e o aluno interessado deve fazer a inscrição para a próxima turma na secretária do próprio Departamento.

Ingra Lombarde

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM