Férias escolares mudam o cenário da cidade

Aluno, Sem categoria

Neste mês, Taubaté parece ficar mais tranquila e menos movimentada. Parte disso acontece em razão das férias escolares. Viagens e o retorno para a cidade de origem, como é o caso de parte dos estudantes da Universidade de Taubaté (UNITAU), são alguns dos fatores que levam a essa redução.

Um levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Taubaté mostra que a demanda de transporte público na região central cai até 40% nesse período, aproximadamente.

O esvaziamento é percebido por alunos e servidores, como a estudante do curso de Odontologia Alana Martins Toti, 22 anos, que sempre morou em Taubaté. ”Diminui bastante o fluxo de pessoas, porque tem muitos estudantes da UNITAU que são de outras cidades e estados. Eles acabam voltando para as suas cidades, e as pessoas que moram aqui costumam viajar nessa época”, afirmou a aluna.

Mais de 2.000 alunos da Universidade moram em outras cidades.

A secretária do Departamento de Odontologia da UNITAU, Letícia Mayumi Nunumura, disse que o número de veículos também parece diminuir. “Quando eu saio do trabalho, às 18h, até o trânsito flui melhor. Nessa época de férias escolares tem menos pessoas e menos carros, a cidade parece até um pouco vazia”, acrescentou Letícia.

Para ter a cidade movimentada novamente, como o taubateano está acostumado, a população terá que esperar até o dia 25 de julho, quando retornam as aulas na Universidade.

Caio Tebassi