Evento de volta às aulas tem ação de cadastro do Hemonúcleo da cidade

Destaque

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu o evento solidário de volta às aulas “Empodere-se”, na última quinta-feira (28), reunindo diversas intervenções artísticas e ações solidárias, com o apoio de algumas instituições. Dentre elas, o Hemonúcleo de Taubaté, órgão responsável pelo banco de sangue que abastece os hospitais da região, que esteve presente com uma ação de cadastro para doação de sangue, pela qual reuniu 35 interessados.

O sangue é um tecido de extrema importância, uma vez que sua ausência resulta em morte. Sendo assim, cada doação é um visível ato de solidariedade que pode vir a salvar mais de uma vida.

A aluna Letícia Campos, do 4º semestre do curso de Enfermagem da UNITAU, esteve no evento, se cadastrou e fez a doação no dia seguinte. “É uma oportunidade maravilhosa e o melhor, não é única. Posso doar mais vezes, salvando mais vidas e contribuindo para melhorar a vida de outros. A minha idéia é de conscientizar cada vez mais, pois hoje eu doei e falei para mais 10 pessoas doarem, se desses 10, dois doarem, já faz a diferença. Esses dois falam para mais 10 e assim mobiliza-se muito de forma indireta”, conta a aluna e completa “As pessoas devem doar por amor ao próximo e a si mesmo, afinal, não sabemos o dia de amanhã”.

O indivíduo que deseja doar seu sangue em prol de outras pessoas deve se encaixar em alguns requisitos como:

– Ter boa saúde,

– Ter acima de 18 anos,

– Pesar acima de 50 kg,

– Não estar grávida,

– Não estar em jejum,

– Não estar doente e/ou com febre,

– Não utilizar medicamentos,

– Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária

– Não utilizar drogas injetáveis e outros.

O Hemonúcleo está localizado na Rua Joaquim Távora s/n – Centro, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30.

Giovanna Madureira
ACOM/UNITAU

*foto: Sócrates Agostinho/ACOM