Congresso de Odontologia homenageia ex-professor e tem ação comunitária

Conhecimento

O Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou durante esta semana o Congresso Odontológico (COUT). Na abertura, dia 15, houve uma homenagem ao ex-professor da UNITAU e fundador do Departamento de Odontologia, o Prof. Dr. Gerval de Almeida, na abertura do  COUT.

A solenidade contou com a presença de amigos, de ex-alunos, de professores do curso de Odontologia, além do Pró-reitor de Economia e Finanças e Pró-reitor de Extensão, o Prof. Dr. Mario Celso Peloggia, e do Reitor da Universidade, o Prof. Dr. José Rui Camargo.

Durante a semana aconteceram várias palestras com temas sobre o uso de novas tecnologias na ortodontia, as cirurgias plásticas periodontais, a toxina butolínica (botox) e preenchimento facial na Odontologia, entre outros.

Além de acompanhar as palestras, os alunos apresentaram trabalhos, participaram de ações comunitárias como o projeto Odonto Comunidade, que presta atendimento gratuitos. Durante o COUT, foram duas ações, uma no próprio Departamento, que atendeu crianças da rede pública, e outra na praça Dom Epaminondas, para a população em geral.

Um dos palestrantes estreantes do Congresso, o dentista Elifas Levy Nunes, ressaltou a felicidade em palestrar na Universidade. “Toda vez que se recebe um convite de uma Universidade importante e para um grupo que está lutando por uma odontologia de qualidade, para mim é um prazer e uma honra”, afirmou.

A Diretora do Departamento, Profª. Ma. Ana Paula Lima Giudi Damasceno disse que o COUT é algo essencial para a formação acadêmica do estudante de Odontologia. “O COUT é importante porque nós temos a possibilidade de trazer a comunidade para dentro da Universidade e é uma formação acadêmica essencial para que ele possa ver a realidade e ampliar seus horizontes”, concluiu.

As atividades seguem até o final desta sexta-feira, 19, com palestras e mesas redondas. Haverá também uma ação voluntária de entrega de alimentos e agasalhos para os idosos do Lar São Francisco de Taubaté, às 14h.

Caio Tebassi

*Crédito: Caio Tebassi