Professor apresenta pós-doutorado em Portugal

Destaque

Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), o Prof. Dr. George Rembrandt Gutlich apresentou seu projeto de pós-doutorado no Espaço Rainha Sonja (CUBO) na Universidade de Lisboa, em Portugal.

O trabalho do docente, “Alvenaria de tijolos como poética arquitetônica. Estudo do complexo Fabril Tecelagem Parahyba”, foi feito com base em pesquisas e estudos, no período de um ano, sobre o uso dos tijolos em construções, com foco no prédio da antiga Tecelagem Parahyba, e foi apresentado na sexta-feira, dia 24.

George disse que a ideia do projeto veio por meio das oficinas de construção, ministradas por outro professor do Departamento de Arquitetura, o Prof. Dr. Flávio Brant Mourão, e que ficou atraído pelas dinâmicas de composição nas estruturas de tijolo.

“O tijolo comum é um material ancestral, mas que se mantém atual por sua versatilidade compositiva e pelo desempenho térmico. Mas o maior interesse é o valor de aspectos artesanais da construção no complexo Tecelagem Parahyba, cujos edifícios são muito valorizados do ponto de vista do projeto”, comentou o docente.

A Tecelagem funcionou de 1925 a 1993 em São José dos Campos. Historicamente, é considerada parte do processo de industrialização da cidade.

Caio Tebassi
ACOM/UNITAU

*foto: Caio Tebassi/UNITAU