Alunos praticam modalidades paraolímpicas em Semana Pedagógica

Destaque

A vivência de modalidades paraolímpicas integrou a programação da Semana da Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU), realizada na última semana, entre os dias 1º e 2 de setembro. A atividade, como o próprio nome diz, proporcionou que os alunos vivenciassem a experiência de praticar modalidades esportivas com algumas limitações.

A Profa. Esp. Fernanda Rabelo Prazeres, que ministra a disciplina Educação Física Adaptada e Inclusiva há dez anos, relembra que a Universidade foi pioneira em oferecer a disciplina no Estado. “A UNITAU foi uma das primeiras instituições a oferecer a disciplina, antes mesmo da obrigatoriedade do MEC, que foi instituída anos mais tarde”.

A disciplina é dividida entre teoria e prática, quando os alunos têm de fazer simulações da prática esportiva em cadeiras de rodas, por exemplo. “A atividade da semana pedagógica foi muito enriquecedora porque tivemos a participação de várias pessoas que têm algum tipo de limitação e estiveram lá e esclareceram as dúvidas dos nossos alunos. Muitas vezes, as pessoas têm receio de perguntar alguma coisa e ser invasivo, mas no momento da atividade eles foram bem receptivos e estavam abertos a qualquer questionamento. Foi enriquecedor para os alunos e para os professores também”, disse a professora.

Trazer essa discussão para os alunos foi importante, uma vez que o país sedia as Paraolimpíadas, o maior evento esportivo do segmento. “Abordar essa questão no âmbito acadêmico faz com que os alunos dêem mais importância para essas pessoas. E o fato de estarmos sediando as Paraolimpíadas e não termos a mesma divulgação dos Jogos Olímpicos por parte das emissoras de televisão, por exemplo, já reflete esse desmerecimento por parte da sociedade. Nosso papel é diminuir isso e contribuir para a formação de nossos alunos de uma forma completa”, finaliza a docente.

*Foto: Caio Tebassi