Universitários participam de sabatina com candidatos

Sem categoria

O Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (UNITAU) foi o local escolhido para receber o evento Prosa com os candidatos: Uma construção coletiva entre grupos independentes de Taubaté. O encontro, organizado por vários grupos de segmentos da sociedade, entre eles o Coletivo Prosa, contará também com a participação de alunos da Universidade de Taubaté.

As sabatinas começam nesta segunda-feira, 12, e seguem até a próxima terça-feira, 20, têm como objetivo aprofundar o debate com os candidatos à prefeitura da cidade e estimular a participação de diversos grupos da sociedade, inclusive o estudantil.

A atividade acontecerá em duas partes. Na primeira, os candidatos terão que responder perguntas dos grupos e coletivos participantes da iniciativa. Na segunda, os candidatos responderão às questões do público presente. A ordem de participação dos candidatos foi feita por sorteio.

Entre os universitários que participarão do evento estão Bianca Almeida, membro do Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Matheus Gabriel Oliveira, estudante de Letras e organizador do Cursinho Libertas, uma iniciativa que oferece preparo para o vestibular gratuitamente.

Para Matheus, a série de sabatinas pode colaborar não só com o cenário político da cidade, mas também para o ambiente estudantil. “A participação dos estudantes nas sabatinas pode contribuir diretamente para o ambiente universitário, considerando os espaços para perguntas que abordem a temática, assim como nas discussões”, explica o estudante.

Já Bianca destaca a potência do estímulo da atuação dos universitários na administração pública de Taubaté. “Abrir um espaço da Universidade para esse evento aproxima os alunos de ambientes de participação e pode despertar ou intensificar o pensamento de que somos atores que desenvolvem esse cenário social que encontramos hoje na cidade, no estado e no país, e assim agir mais precisamente em mudanças benéficas e saudáveis visando a qualidade de vida de todos nós.”

O Departamento de Ciências Sociais e Letras fica na Rua Visconde do Rio Branco, 22, no Centro de Taubaté. As sabatinas serão gravadas e disponibilizadas online após os eventos no canal no youtube do Coletivo Prosa.

Stéfanie Bernardes