Docentes participam de congresso internacional

Conhecimento, Sem categoria

O Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano (PPGEDH) da Universidade de Taubaté (UNITAU) participou, na última semana, da 13a. edição da CIRS (Conferência Internacional de Representações Sociais), realizada em Marseille, na França.

Na ocasião, a coordenadora do programa, Profa. Dra. Edna Maria Querido Oliveira Chamon, juntamente com a Profa. Dra. Patrícia Ortiz, com a Profa. Dra. Letícia Costa e da mestranda Daniela Araujo, estiveram presentes em uma mesa redonda realizada no primeiro dia do evento, que teve como tema “Risco e Representações Sociais”. A mesa-redonda também contou com a participação da Profa. Dra. Gladis Camarini e da doutoranda Karla Carvalho, ambas da Unicamp.

Abrindo os trabalhos, a professora Edna, que coordenou a discussão, destacou a importância dos estudos nessa área, articulando os principais aspectos dos trabalhos que seriam apresentados na sequência.

A mestranda Daniela apresentou aos presentes uma revisão da literatura disponível sobre o “Risco e as Representações Sociais”, demonstrando a relevância das pesquisas nessa área.

whatsapp-image-2016-09-23-at-09-editadaAs professoras Patrícia e Letícia mostraram os resultados preliminares de uma pesquisa que vêm desenvolvendo sobre o “Risco e as Representações Sociais” na imprensa brasileira, tendo como estudo de caso o rompimento da barragem da empresa Samarco, ocorrida em novembro do ano passado.

A doutoranda da Unicamp, Karla relatou um recorte de sua pesquisa de doutorado, na qual investiga as representações sociais do risco para funcionários de uma empresa de siderurgia.

Encerrando a mesa, a Profa. Dra. Gladis Camarini apresentou os resultados de uma pesquisa que desenvolve na Unicamp sobre os riscos na construção civil.

Para a professora Edna Chamon, o encontro foi uma grande oportunidade de partilhar conhecimentos, conhecer pesquisas de todo o mundo, mas, principalmente, projetar o nome da Universidade de Taubaté no contexto internacional: “Hoje, mais do que nunca, é cobrado de nós, pesquisadores, esse intercâmbio interinstitucional. Mostrar que o nosso programa está inserido na construção do conhecimento é fundamental para nos fortalecer como Universidade”, avalia.

CNPq – Pesquisa financiada pelo CNPq e conduzida pela Profa. Dra. Edna Chamon fez parte de outro grupo de trabalho da 13a. CIRS, que aconteceu no segundo dia do evento. Com o tema Educação do Campo e Representações Sociais, o trabalho mostrou resultados sobre a formação docente de professores de Educação do Campo e as questões de relação entre teoria e prática docente.

PPGEDH/UNITAU
*Foto: Acervo pessoal