Departamento inicia Semana Pedagógica com ação comunitária

Acontece, Destaque

A 36ª Semana Pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo (SEMAU) da Universidade de Taubaté (UNITAU) teve início nesta segunda-feira, dia 26.      O evento tem como tema “Iluminando a cegueira urbana” e terá como principal atividade a revitalização do Instituto São Rafael, um órgão social e econômico de amparo aos deficientes visuais. Além dessa ação, a Semana conta com palestras e oficinas no período da manhã e da tarde e, no período noturno, serão realizadas apresentações culturais e musicais, como dança, maracatu, entre outras atividades de lazer.

O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico (DA) do Departamento de Arquitetura. O Presidente do DA, Lucas Ruiz, disse que, neste ano, a preocupação dos estudantes era realizar alguma ação para a comunidade. “Gostaríamos de fazer algo diferente, mas voltado para a comunidade, por isso faremos oficinas no Departamento e realizaremos várias oficinas no Instituto também”, afirmou o aluno..

As atividades serão realizadas ao longo da semana e incluem vivências, oficinas de arquitetura e de paisagismo, dentro e fora do Departamento, como, por exemplo, a reforma do salão principal da sede do Instituto parceiro a partir de um grafite sensorial em alto relevo, para que, além de decorar o lugar, também seja percebido pelos deficientes visuais. “Eles vão poder sentir, ter essa vivência com a arte e toda a reflexão que ela traz”, disse Bianca Almeida, aluna de Arquitetura e coordenadora da semana.

No Departamento, será feito um minirrefeitório, e os móveis serão feitos de pallet na oficina Decora Móveis. “Foi um pedido dos alunos, porque, como o curso é integral, muita gente traz a própria comida e agora vai poder almoçar sossegado”, conta Bianca.

Outra atividade é a oficina de bambu, que desenvolve a sustentabilidade por meio da utilização de produtos de baixo custo. “A oficina trará um trabalho com a potencialidade de aproveitamento dessa matéria-prima muito alta, que está em crescente desenvolvimento e é muito útil”, completa a coordenadora.

A Semana da Arquitetura e Urbanismo segue até sexta-feira, 30.

Confira a programação completa aqui.

Caio Tebassi
ACOM/UNITAU