Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento comemora dia do idoso

Acontece

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizará no dia 10 de outubro uma ação comemorativa ao dia do idoso, no auditório do Campus Bom Conselho da Instituição, às 14h.

Para o evento, a professora de Literatura formada na UNITAU, Bruna Assaf, ministrará a palestra “A luz de um encanto essencial: pode um olhar envelhecer?” fundamentada nas obras de Alfredo e Eclea Bosi, que tratam a imagem na poesia e a na memória, respectivamente, e assim possibilita a celebração do envelhecimento não como término ou debilitação, mas como uma possibilidade de ver o mundo e quem somos como momentos únicos e especiais.

“A expectativa é ressaltar a importância de enxergar beleza para re-significar alguns dos conceitos de mundo ou memórias ou momentos. E perceber o quão irreal é a nossa captação de mundo, visando uma melhora de nós via a busca do estético, a poesia do olhar”, disse a professora, e completa: “O olhar sempre envelhece, inclusive o dos jovens, mas as imagens que temos guardadas se materializam no presente de quem somos e se projetam no futuro que seremos, ver beleza é melhorar qualidade de vida e entender o que pode ser transformado”.

O evento também apoia o Outubro Rosa e a conscientização sobre o alerta do câncer de mama. A atividade terá início às 14h e o Campus do Bom Conselho fica na Avenida Tiradentes, 500.

Gabriela Oliveira
ACOM/UNITAU