Reforma do Ensino Médio é tema de encontro

Comunidade, Destaque

O Departamento de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU) irá realizar um fórum sobre a reforma curricular do Ensino Médio, no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, nesta quinta-feira, dia 20, às 19h

No dia 22 de setembro, o Governo Federal apresentou uma medida provisória que impõe às escolas públicas e particulares aumentem a carga horária anual de aulas, passando de 800 horas para 1.400 horas, e reduzam a quantidade de disciplinas obrigatórias, colocando-as para opcionais, como Artes, Sociologia, Filosofia e Educação Física. A medida já está em vigor, porém a decisão do Governo Federal precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias.

Foram convidados professores da rede pública e particular do Ensino Médio de Taubaté para debater a questão, além de esclarecer dúvidas e difundir informações sobre a medida. “As informações que têm sido veiculadas nas mídias e nas redes sociais e são poucas, então a ideia é que nós trazermos pessoas que estão diretamente envolvidas com a situação para trazer informação relevante que contribua para o nosso posicionamento”, explica o Prof. Me. Maurício Leonel Galdino, organizador do encontro.

Trazer à tona esta discussão é uma forma de contextualizar os estudantes e futuros profissionais sobre as questões de uma forma mais ampla. “A ideia é que nós, do Departamento de Educação Física, participemos mais dos acontecimentos da sociedade, e esse momento é mais do que oportuno para buscarmos um posicionamento sobre as questões da educação brasileira”, afirmou Maurício.

O Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU fica localizado em frente ao Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285, no centro de Taubaté. O fórum terá 4h de duração, das 19h às 22h, e é aberto para a comunidade.

Caio Tebassi
*Foto: Leonardo Oliveira