Estudantes de engenharia constroem aeronave

Destaque

A equipe de estudantes de Engenharia da Universidade de Taubaté (UNITAU) concluiu a construção de uma aeronave de pequena escala guiada por controle remoto. O projeto teve início neste ano, sob o comando do coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica, Prof. Me. Pedro Marcelo Alves, e com apoio da Profa. Dra. Eliane Romagnolli, diretora do Departamento de Engenharia Mecânica.

A intenção é fazer com que estudantes de diversas engenharias tenham contato prático com a profissão e que, durante o processo, tenham acesso a todas as fases, desde o planejamento até a concepção final de uma aeronave.

O projeto envolve seis áreas: estabilidade, projetos, aerodinâmica, elétrica, estrutural e aeroelasticidade, sendo um processo semelhante ao de uma empresa. “O engenheiro não é só teoria, essa é uma aplicação muito interessante para os alunos. Desenvolver uma aeronave radiocontrolada de pequeno porte é o mesmo que fazer uma de grande porte, os procedimentos são os mesmos”, afirma o coordenador.

img-20161011-wa0016
Alunos e coordenador reunidos após a concretização do primeiro voo. / Crédito: Arquivo Pessoal

Segundo o docente, a participação dos alunos, do início ao fim do processo, tornou-os mais responsáveis, mais dedicados, com mais foco e mais próximos da linguagem da engenharia. “Eles se empolgaram, foram estudar mais, estão preocupados com assuntos bem específicos. Agregou um conhecimento que eles vão carregar para toda a vida”.

O grupo concluiu o projeto para enviar um vídeo da aeronave para o torneio de acesso da competição AeroDesign, que ocorre em São José dos Campos no ano que vem, quando será avaliado o desempenho, o comportamento e se a aeronave cumpriu com os pré-requisitos de decolagem, percurso e pouso.

Filipe Ferreira Caetano é estudante do 7° semestre de Engenharia Aeronáutica e é um dos integrantes do grupo. “Foi uma experiência por meio da qual eu pude interligar e aplicar todas as disciplinas, foi uma experiência prática muito útil”, disse.

Para o aluno Pedro Henrique Granero Chiarelli, do 4° semestre de Engenharia Aeronáutica, a participação na equipe foi mais especial ainda. “Desde antes da faculdade, eu sempre sonhei em participar dessa experiência, porque eu já praticava aeromodelismo, foi uma realização”, contou.

O estudante relembrou que alguns momentos marcantes do início, quando o grupo ainda estava se formando e o projeto estava começando a ser definido, mas nada superou o sentimento de ver a aeronave voando. “Foi a melhor sensação que eu já tive, foi uma alegria muito grande, ver o trabalho dando certo, foi muito emocionante”, relatou Pedro.

Quanto às lições que o futuro engenheiro aeronáutico garante ter absorvido com o projeto, estão o aprendizado e a união. Ele ainda deixou um recado para quem pretende iniciar essa graduação. “É uma área que está crescendo no Brasil, o mercado é muito grande e é uma área apaixonante”, concluiu.

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas pra o Vestibular de Verão de seus cursos. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de novembro pelo site da Universidade. Para conhecer mais sobre o projeto e o grupo, acesse a página Facebook Aerotau.

Ingra Lombarde

Crédito: Leonardo Oliveira/UNITAU