Universitários realizam atividades com estudantes do Ensino Médio

Conhecimento, Sem categoria, Vestibular

Uma das disciplinas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) é a de Práticas Pedagógicas. Entre as atividades desenvolvidas está o projeto Ensinar a Ensinar, uma ação extraclasse que tem como objetivo ensinar ecologia por meio de experimentos com plantas e com animais e, ainda, incentivar a iniciação científica.

Este trabalho é realizado com grupos de alunos do Ensino Médio que são convidados a ir ao Departamento de Biologia da Universidade. Nesta sexta-feira, 21, foi mostrado um experimento sobre competição entre plantas e coleta de dados sobre cada espécie.

O Prof. Dr. Julio César Voltolini, coordenador da atividade, destaca que este método serve para aproximar o universitário da vivência que terá nas salas de aula. “Nossos alunos aprendem isso durante o curso e depois levamos para dentro das escolas e eles fazem experimentos com plantas, animais ou o que possuir na instituição. Sempre que possível nós incentivamos as escolas a nos visitar para acompanhar alguns experimentos que desenvolvemos”, destaca.

O projeto é uma via de mão dupla. O professor ressalta que, além de beneficiar o aprendizado por meio de uma atividade prática, esta experiência aproxima o estudante da vida universitária. “O aluno consegue conhecer o ambiente universitário, tem conhecimento de como é a vida aqui dentro, ele conversa com os alunos de graduação para saber como é a rotina de um universitário e por fim tem o interesse de ingressar em algum curso de graduação”, comenta.

A aluna Bianca Carolina Rossi estudante do 8° semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas, estagiária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Mario Cardoso Franco e monitora do projeto, ressalta a importância da experiência para o futuro como docente. “No Ensino Médio, os experimentos são quase de forma lúdica, aqui nós queremos mostrar que é possível realizar experimentos em laboratórios, práticos e diferenciados. Aulas de química, matemática, história, geografia que às vezes é teórica demais talvez seja muito mais dinâmico e interessante em aprender”, ressalta.

Thiago Oliveira, estudante do 1° ano da Escola Estadual Escola Monteiro Lobato, percebe a diferença entre o que é aprendido na aula e o que pode ser feito na prática. “Acho muito bom, fazemos coisas diferenciadas que nem pensei que poderia ter feito nessa matéria. Com toda certeza pode ser uma boa opção para graduação”.

Para este Vestibular de Verão, os cursos de licenciaturas da UNITAU estão com valores especiais. Os aprovados neste processo seletivo terão 40% de bolsa para os dois primeiros semestres. As inscrições estão abertas até o dia 11 de novembro para Medicina e até o dia 18 para os demais cursos. Os interessados podem se inscrever pelo site www.unitau.br. A prova acontece no dia 20 de novembro.

Lucas Azevedo