Universidade firma convênio com a Receita Federal

Destaque

A Universidade de Taubaté (UNITAU) assinou um convênio com a Receita Federal nesta terça-feira, dia 16. A formalização da parceria aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Civil e contou com a presença do Prof. Dr. José Rui Camargo, Reitor da UNITAU, de Hailton de Paula, delegado da Receita Federal de Taubaté, e do analista tributário da Receita Federal Eduardo Augusto Câimbro para uma palestra sobre os núcleos de apoio contábil e fiscal. A solenidade contou também com a presença do Prof. Dr. Francisco Jose Grandinetti, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

A parceria propiciará aos alunos de Ciências Contábeis a oportunidade do contato com a administração tributária e fiscal de microempreendedores individuais (MEI), de pequenas empresas e de pessoas carentes da região. A Receita Federal vai disponibilizar o conteúdo necessário para que esse projeto ocorra, e a Universidade será responsável pela infra-estrutura e organização do projeto.

Para o Hamilton de Paula, que é formado em Ciências Contábeis e História pela UNITAU, o contato do aluno com esses processos e com a população local que será atendida, propicia crescimento profissional. “A UNITAU é uma Universidade tradicional e abrange a população do Vale do Paraíba e região. Oferecer ao aluno essa oportunidade de ir treinando é um diferencial que o prepara para o futuro”, disse Hailton.

Para o início da parceria, serão envolvidos apenas os alunos de Ciências Contábeis, porém há possibilidade de incluir também os alunos que cursam de Administração. “O aluno que faz Administração vai se tornar administrador de empresa, então é importante compreender essa parte fiscal e tributária. No futuro o programa pode se ultrapassar as Ciências Contábeis e abranger a Administração” completa o delegado.

Gabriela Oliveira

*fotografia: Leonardo Oliveira/UNITAU.