Alunos da Medicina promovem corrida para conscientização do câncer de próstata

Sem categoria

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) organizaram um evento para a conscientização do câncer de próstata. A ação acontecerá no domingo, dia 27 de novembro, das 8h às 12h, e reunirá os participantes para uma corrida e uma caminhada em prol do movimento Novembro azul, que estimula a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O ponto de largada e de chegada será a Avenida do Povo, onde também será realizada uma aula de yoga. O evento é uma iniciativa das Ligas Acadêmica de Urologia, de Medicina e Espiritualidade e do comitê da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA Brasil) da UNITAU.

As inscrições são gratuitas, e os interessados devem enviar um e-mail para o endereço ligadeurologiafmt@gmail.com com o nome completo e RG. Serão distribuídas camisetas temáticas da corrida para as 100 primeiras pessoas a chegarem ao local.

Para a aluna Carollina Grillo, do 5º semestre de Medicina, o encontro tem como objetivo chamar a atenção da população. “Esperamos que as pessoas participantes sintam-se motivadas a se preocuparem com a prevenção do câncer de próstata, que não saiam de lá sem essa preocupação”, disse a aluna.

O Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, docente da disciplina de Urologia, explica que esse tipo de evento proporciona ao aluno experiências extra-curriculares.  “É muito importante que os alunos tenham contato direto com a população fora da academia, assim eles executam o que aprenderam e passam a ser mais desenvoltos e independentes”, afirma o professor.

A campanha Novembro Azul é uma iniciativa nacional para estimular a prevenção de doenças particulares dos homens e seu diagnóstico antecipado, o que faz total diferença na cura de doenças, como o câncer de próstata.

Mais informações estão disponíveis no evento criado no Facebook, clicando aqui.

Gabriela Oliveira