Solar da Viscondessa recebe mostra de pintura de alunos do PAIE

Sem categoria

O Solar da Viscondessa recebe até o dia 24, uma mostra de pintura dos integrantes do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU).

O PAIE integra os projetos de extensão da UNITAU e tem como objetivo oferecer atividades e cursos para pessoas com mais de 50 anos que visem estimular a criatividade, proporcionar novas experiências, e principalmente, propor um envelhecimento saudável do corpo e da mente.

A Profa. Ma. Eliana Fátima de Almeida, coordenadora do PAIE, conta que o curso de pintura é um dos que mais faz sucesso, e que não é preciso ter conhecimento prévio para poder participar.  “A pintura ativa a memória e ajuda na mobilidade. Todos que participam ficam muito felizes em ver o trabalho pronto”, afirmou Eliana.

A docente também relatou que muitos dos idosos chegam desanimados ou sentindo-se sozinhos, e a integração com o PAIE transforma esse cenário. Conhecer outros ambientes e desenvolver novas ocupações é de grande ajuda. “Mexe com a questão emocional, muitos deles encontram alegria e motivação em vir aqui”.

A mostra reúne os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do curso de pintura em telas do PAIE. “Temos que mostrar isso para o público, mostrar que todos somos capazes. Tudo é possível, basta querer e ter vontade”, finalizou Eliana.

A arte não escolhe idade, é sempre hora de ampliar os nossos horizontes e aprender algo novo. Para conhecer mais sobre o PAIE, valores dos cursos e programação, entre em contato pelo número: 3625-4210.

O Solar da Viscondessa fica na Rua XV de Novembro, 996. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados.

Ingra Lombarde