Aluna realiza projeto de um centro para idosos em Taubaté

Destaque

A estudante do décimo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) Fernanda Vasconcellos Pardo realizou como Trabalho de Graduação (TG) um projeto arquitetônico de um centro de para idosos na cidade.

A população de idosos é a que mais cresce no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, o número de idosos aumentará de 14,9 milhões para 58,4 milhões, o que representará 26,7% da população total, sendo que esse número, em 2013, era de 7,4%. Atenta a esse crescimento, Fernanda projetou um centro recreativo para idosos. “O trabalho serve para incluir o idoso na sociedade, esse é o principal intuito”, explica. “A população de idosos é a que mais cresce no Brasil e eu vejo um déficit muito grande quanto ao atendimento para eles, que muitas vezes ficam desamparados”, afirmou.

Fernanda realizou o trabalho com a orientação da Profa. Ma. Ediane Nadia Nogueira Paranhos Gomes dos Santos, e disse escolher o tema para crescimento profissional. “Nunca tinha feito nada igual. É um tema bem legal, pois trabalha a sensibilidade, uma característica importante na arquitetura”, disse.

Ao longo da produção do projeto, a pesquisa foi um diferencial para que o trabalho fosse concluído com sucesso. “É muito difícil você pegar o projeto teórico e transformar ele em algo prático. Depois de muita pesquisa, de visitas técnicas a outros centros de idosos e de muito esforço, fiquei feliz com o meu projeto”, finaliza.

Caio Tebassi