Clínica de Nutrição oferece atendimento gratuito à população

Destaque, Sem categoria

O Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (Ceatenut) da Universidade de Taubaté (UNITAU), criado em 2007, oferece atendimento gratutito para a comunidade, desde sua concepção.  Os atendimentos são individuais ou em grupo, como no caso das oficinas culinárias, que começaram a fazer parte da programação, com o objetivo de mostrar para a população como é possível fazer um prato saudável, saboroso e acessível quanto ao custo.

Neste tipo de atendimento, existe um roteiro pautado no “Guia Alimentar para a População Brasileira”, publicado em 2014, pelo Ministério da Saúde. “Esse guia ajuda a escolher os alimentos e quais são os melhores dentro da indústria. Promovemos dinâmicas para que eles possam saber distinguir quais alimentos são bons”, disse a Profa. Esp. Maria Claudia Diniz.

A cada encontro das oficinas culinárias é ensinada uma nova receita. Durante a atividade, os participantes presenciam o preparo do prato e, ao fim, podem experimentar o que foi feito e levar a receita para casa.

Ana Cristina Ribeiro, autônoma, frequenta o Centro há três meses. “Participo do atendimento em grupo e das oficinas culinárias, tem sido ótimo”.

Ela descobriu sobre os serviços por meio de uma amiga e sentiu vontade de conhecer o local. “Eu já me consultei com nutricionista particular, mas eu estou mais satisfeita aqui. Meu objetivo está sendo alcançado”, afirmou.

Para participar dos atendimentos individuais ou em grupo, é necessário entrar em contato com o Ceatenut e fazer uma ficha na secretaria.

Após isso, a ficha passa por uma triagem, na qual é considerada a necessidade de cada pessoa. Idosos, crianças e casos graves de saúde têm prioridade. Depois da triagem, a Clínica retorna a ligação e informa qual o dia e horário disponível.

Para a oficina culinária, não é necessário ser paciente do Centro, mas é necessário entrar em contato para saber se existem vagas disponíveis para a semana.

Endereço do CEATENUT

Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.055, Centro – Taubaté

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ingra Lombarde