PAFS encerra atividades com confraternização

Destaque

O Programa de Atividade Física e Saúde (PAFS) da Universidade de Taubaté (UNITAU) encerrou as atividades do ano de 2016 nesta quarta-feira, dia 30, na sala de ginástica do campus do Bom Conselho.

O evento contou com a participação dos docentes do curso de Educação Física, dos estagiários do Programa, e de vários alunos participantes, entre eles idosos e crianças. No encerramento, houveram apresentações musicais e de mágica, coral feito entre os participantes, brincadeiras e entre outras atividades.

Josefina Otília dos Santos Serra, 78, está no PAFS desde o início do projeto, em 2007. “Minhas filhas trabalham aqui na UNITAU, uma no Solar da Viscondessa e outra na Pró-reitora de Extensão (PREX), e foi por elas que conheci o PAFS”, disse Josefina. “Mudou muito a minha disposição para tudo, principalmente nas atividades do dia-a-dia, e adoro vim aqui porque faço atividades que me dão prazer”, concluiu.

O Programa é um projeto da Pró-reitoria Estudantil (PRE) e surgiu com o intuito de atender a comunidade e conscientizá-los sobre a importância da prática regular de atividades físicas orientadas e acompanhadas por profissionais.

O coordenador do PAFS, Prof. Dr. Renato Rocha, diz que o a alegria dos alunos é gratificante e é essencial para a continuação do Programa. “O principal retorno é a satisfação e o desejo de continuarem todo ano, então nesse período de encerramento das atividades os alunos já questionam se o projeto vai ser mantido e que atividades terão no ano seguinte. Eles são muito presentes, quase não faltam”, afirmou o docente.

De acordo com Renato, o PAFS atende mais 210 pessoas, entre elas crianças, adolescentes e idosos, e aproximadamente 900 jovens de mais 20 escolas da rede estadual de ensino.

Caio Tebassi
Foto: Leonardo Oliveira