Taubaté e UNITAU: duas aniversariantes de prestígio

Sem categoria

Dezembro é momento de comemorar o aniversário das nossas queridas Taubaté (371 anos da elevação do povoado de Taubaté à categoria de Vila) e UNITAU (Criação: Lei Municipal nº 1498, de 6 de dezembro de 1974). O aniversário de Taubaté é comemorado no dia 5; o da Universidade de Taubaté, no dia 6. São datas próximas e sequenciais, interligadas, que podem simbolizar o trabalho parceiro entre a Prefeitura de Taubaté e a UNITAU. Instituições públicas que visam atender, basicamente, à demanda do município e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista.

Taubaté se apresenta como uma das poucas cidades paulistas com significativa atuação nos acontecimentos históricos nacionais. Em seu trajeto histórico, temos que a cidade foi o primeiro núcleo de povoamento oficialmente formado no Vale do Paraíba do Sul, fundada por Jacques Félix. Nasce, assim, a nossa “taba-ibaté”, que desejou sempre continuar “no alto” de suas conquistas, como explicita o termo indígena. Depois, São Francisco das Chagas de Taubaté, importante centro de atividades bandeiristas de abastecimento da região mineradora. Grande produtora de café e eterna pioneira industrial. Destaque frente aos diversos acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais do Vale e do País. Sendo, também, a Terra de Combatentes, nosso desejo é que possamos sempre estar em combate, sempre em prol dos nossos munícipes, oferecendo-lhes o melhor nas diversas áreas: Saúde, Educação, Ação Social, Serviço Urbano, Segurança, Turismo, Cultura.

A UNITAU, por sua vez, nos seus 40 anos de reconhecimento, como Universidade, pelo MEC (1976), é uma Instituição Pública Municipal responsável pela formação de mais de 100 mil alunos, todos eles atuando no mercado nacional e internacional. Um patrimônio da nossa região, construído com a dedicação de muitas pessoas e pautada em um modelo que beneficiou e continua beneficiando outros milhares. Nosso propósito é continuarmos sendo um Centro de Ensino de Excelência, sempre fiel aos nossos objetivos e pioneirismo, e à nossa tradição. Além de continuar a oferecer ensino de qualidade, a UNITAU investe cada vez mais em internacionalização, adaptando-se e qualificando-se frente aos diversos mecanismos da atualidade, propondo-se à adequada aplicabilidade de suas competências.

E por assim ser, que em dezembro a boa nova renasça em nossos corações. E que a “primavera” da nossa Taubaté e a da nossa Universidade de Taubaté aconteça para além da beleza e do perfume, alcançando prosperidade, sempre em união, porque, afinal, a nossa união será sempre a nossa força!

Prof. Dr. José Rui Camargo
                      Reitor