Alunos desenvolvem sistema que carrega celular pelo uso da bicicleta

Acontece

Os alunos Felipe de Mattos e Kaique França Alves Pereira, do 7º semestre do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Taubaté (UNITAU), criaram um projeto que carrega celular com energia renovável a partir do uso da bicicleta.

Felipe utiliza bicicleta todos os dias. Durante o trajeto, o estudante teve a ideia de usar o seu meio de transporte como fonte para carregar o celular. “Eu pensei que eu poderia fazer um carregador para, enquanto eu estiver pedalando, dar carga no celular até eu chegar à faculdade”, conta Felipe.

O carregamento se dá por meio de energia limpa e de baixo custo. “É usado um dínamo que transforma a energia mecânica da roda em energia elétrica. Ele funciona exatamente como um carregador. Só vai limitar a tensão que entra para não estragar o celular e nem deixar de entrar carga”, explica o aluno.

Criado inicialmente como um trabalho acadêmico, o projeto, mesmo sem pretensão, se consolidou. “É isso que separa o aluno do profissional, a experiência. Quanto mais projetos você fizer, é melhor para a sua experiência, para se tornar um bom profissional”, completa.

Agora, o foco está na melhoria do experimento. “Ela ainda tem algumas falhas, porém tem muitas possibilidades a serem consideradas. Uma das coisas que quero trabalhar é para que continue carregando mesmo que esteja parado no semáforo, por exemplo. E, também, colocar outros acessórios, tentando ter o mínimo custo possível”, finaliza.

Giovanna Madureira