Folclore brasileiro é tema de game desenvolvido por ex-alunos

Acontece

O engenheiro da computação Luis Ricardo Arantes Filho, formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 2015, desenvolveu junto com o colega Diogo José Ramos Ferraz um game sobre o folclore brasileiro, resultado do Trabalho de Graduação (TG).

O jogo eletrônico se baseia em um duelo de cartas que contam as histórias de personagens do folclore brasileiro, e cada figura possui pontuações e classificações diferentes. O vencedor do duelo tem a possibilidade de enviar uma carta ao derrotado, com o objetivo de que ele aprenda mais sobre a história do personagem que foi recebido, estudado e escrito pelos próprios criadores do projeto.

Luis Ricardo teve seu primeiro contato com games aos três anos de idade e, desde então, nunca mais ficou distante dos jogos. “Sempre gostei de ver, jogar e acompanhar esse mundo”, disse.

O profissional conta que a vontade de criar um jogo surgiu por meio de uma conversa com Diogo. Depois disso, houve uma conversa com o Diretor do Departamento de Informática da UNITAU, Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida, para ser o orientador do trabalho. “O jogo eletrônico ou game é uma ferramenta que podemos utilizar como uma forma de entreter e de ensinar. Essa é a grande importância do projeto, evidenciar os jogos como uma forma de ensinar e resgatar a cultura brasileira”, acrescentou Luis Ricardo.

Para o futuro, Luis pretende criar mais jogos e disse ter a intenção de de disputar campeonatos de jogos eletrônicos e ser atleta de e-sports. “Seria uma experiência bacana poder viver essa rotina de atleta, mas também pretendo criar cada vez mais jogos”, afirmou o ex-aluno.

Caio Tebassi