TV UNITAU lança documentário sobre Mazzaropi

Cultura

A TV Unitau, da Universidade de Taubaté, em parceria com o Canal Futura, da fundação Roberto Marinho, lança no próximo dia 29 de dezembro, o documentário “Amácio Mazzaropi Por Todos”. A exibição acontece, simultaneamente, pela televisão e internet, às 22h.

O vídeo, que tem o apoio do Instituto e Museu  Mazzaropi, resgata a vida do artista brasileiro, que começou nos palcos do circo, ganhou o teatro, rádio, TV e se consagrou no cinema nacional.  Durante 30 minutos, amigos, artistas e ex-funcionários relembram os bastidores das produções, o dia-a-dia das filmagens e o convívio com Mazzaropi.

A obra está dividida em duas fases e mostra como o legado artístico e imaterial deixado por Amácio Mazzaropi influencia a cultura brasileira. Entre os entrevistados estão o ator Sergio Guizé e o Grupo Paranga, que são filhos de Elpídio do Santos, parceiro musical de Mazzaropi.

O documentário será exibido em todo o Brasil pelo Canal Futura, durante a programação especial de fim de ano. O conteúdo também pode ser acessado no canal da TV Unitau no Youtube (youtube.com/tvunitau).

Confira o trailer do documentário em youtube.com/tvunitau

Curiosidade sobre Mazzaropi

Amácio Mazzaropi começou no circo, aos 14, como ajudante de faquir. Passou pelo teatro e também pela rádio, onde tinha o programa “Rancho Alegre”. Nos anos 50, com a inauguração da televisão no Brasil, tornou-se um dos primeiros humoristas da TV TUPI. Aos 40 anos começou no cinema, pela Vera Cruz, a “Hollywood brasileira”. Lá fez 3 filmes: Sai da Frente, Nadando em dinheiro e Candinho. Após o fechamento da empresa, trabalhou em mais 5 filmes para outras produtoras até fundar sua própria companhia em 1958, a PAM Filmes.  Durante 22 anos, o empresário produziu 24 filmes com seu próprio dinheiro.  Faleceu aos 69 anos.

Parceria TV Unitau e Canal Futura

O trabalho em conjunto teve início em junho de 2013, por meio do programa Universidades Parceiras do Canal Futura. A proposta visa possibilitar a troca de experiência e a produção de conteúdo para os programas jornalísticos e de variedade.  Ao longo da parceria, a TV Unitau já produziu documentários, reportagens e viabilizou a participação de acadêmicos da Universidade de Taubaté em programas de entrevista no Canal da Fundação Roberto Marinho.

TV UNITAU/UNITAU