Ex-aluna conta experiência em pós-graduação

Destaque, Pós-graduação

A dedicação e o amor pela área da saúde levaram a enfermeira Magali Thum a sempre buscar conhecimento. Após graduar-se em Enfermagem, Magali sentiu necessidade em se especializar e deu início ao curso de Pós-graduação em Estomaterapia na Universidade de Taubaté (UNITAU). “Todo enfermeiro acaba atuando em áreas referentes à especialidade de estomaterapia. Durante todo o meu percurso profissional trabalhei com pessoas que tinham feridas. Isso me trouxe a necessidade de aprofundar mais meu conhecimento”, ressalta.

Além da escolha da especialidade, a decisão sobre onde realizá-la é muito importante. “A pós-graduação da UNITAU é muito conceituada dentro da especialidade, e isso já te abre portas. Eu sabia que estudaria aqui”, conta Magali. Durante o curso, o processo de aprendizado, não só profissional como pessoal, é marcado pelas diversas experiências. “A estomaterapia me fez ter um olhar mais cuidadoso para as pessoas. Você aprende a desenvolver esse olhar clínico e a entender os aspectos emocionais que interferem na situação do paciente”, disse.

Sua ligação não só com o curso, mas com a Universidade, foram grandes contribuintes para o sucesso. “Eu sou de Pelotas e a distância de onde eu morava até aqui era muita e o sonho ficou na gaveta. Depois meu marido foi transferido para Taubaté, e aí eu sabia que faria a pós aqui. As coisas acontecem sempre no momento exato”, revelou.

Atuando na área de assistência e também como gerente administrativa na Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest), a ex-aluna fala sobre aspectos válidos para quem quer seguir essa profissão. “Para ser enfermeiro estomaterapeuta, é preciso vestir a camisa e desbravar os caminhos, fortalecer-se enquanto profissional. É uma especialidade que exige muito e que vale muito a pena”, finaliza.

Magali é uma das personagens da campanha de pós-graduação da UNITAU, que está com inscrições abertas. Para conhecer mais sobre os cursos, acesse o site da Universidade: www.unitau.br

Giovanna Madureira

*Foto: Vanessa Almeida/ACOM